
Base de dados eTool
/ Artigo escrito por Henrique Mendonça
A estrutura do software eTool permite utilizar diversas bases de dados. Nosso banco de dados padrão é o ecoinvent, que está bem documentado e revisado, mas outras fontes de inventário de ciclo de vida ou declaração ambiental de produto também podem ser usadas. Também temos uma base de dados BRE IMPACT na plataforma. O que não permitimos que os usuários façam é alterar as fontes de dados no mesmo projeto pelo simples motivo de que isso leva a decisões de design insatisfatórias devido a diferenças geográficas, metodológicas e de escopo.
O inventário de ciclo de vida eTool consiste em processos de materiais (>200), equipamentos e maquinários, diversos modos de transporte, matrizes regionalizadas de energia (eletricidade, gás, outras fontes), matrizes regionalizadas de fornecimento e tratamento de água.
A base de dados que utilizamos para desenvolver os projetos de ACV no Brasil é proveniente do ecoinvent 3.6 (EN15804 +A2) e regionalizada para América do Norte. Os dados brasileiros disponíveis no ecoinvent são limitados e não permitem o ACV de um projeto como realizar um todo. Os processos de materiais disponíveis incluem cimento, concreto, bloco de concreto, resíduos em madeira, entre outros. À medida que uma quantidade maior de processos se tornarem disponíveis para o Brasil, o eTool tem interesse de inserção de uma base de dados brasileira no software eTool.
O estudo de ACV inclui análise de sensibilidade para verificar se os resultados condizem com a localização do projeto. Estas análises incluem por exemplo comparação com produtos que possuem Declaração Ambiental de Produto (DAP) ou outras referências acadêmicas como grupos técnicos de pesquisa e publicações nacionais e internacionais.
Enquanto a base de dados para o Brasil ainda está em desenvolvimento, conseguir executar os estudos de ACV e gerar resultados dos impactos aproximados e modelar sugestões de melhorias para os projetos utilizando referências internacionais. A margem de diferença é pouco representativa e não altera os resultados finais nas comparações de inventário já realizadas pelo eTool. As dicas são que muitas vezes há oportunidades tangíveis para grande redução de impacto ambiental a curto prazo e a prática de ACV ajuda a identificar as principais áreas de investimento e melhoria.
O Brasil possui um programa para desenvolvimento da base de dados nacionais. O Banco Nacional de Inventários do Ciclo de Vida – SICV é um banco de dados criado para abrigar Inventários do Ciclo de Vida (ICVs). Mais detalhes em SICV Brasil
Existem também programas acadêmicos para desenvolvimento de inventário de materiais e outros programas de governo em colaboração com agências internacionais como a ferramenta CE Carbon e o SIDAC Sistema de Informação do Desempenho Ambiental da Construção.
O Brasil também possui um programa chamado EPD Brasil que faz parte do programa EPD International que administra e promove Declaração Ambiental de Produtos. Mais detalhes em EPD Brasil . A utilização de produtos que possuem declaração ambiental (DAP) incentiva cada vez mais o mercado a se preocupar com o meio ambiente, demonstrar transparência e assim complementar o banco de dados regional. Por isso a importância em exigir dos fornecedores a DAP de seus produtos.
O setor da construção civil é responsável por 38% do total das emissões globais, por isso é importante começar a agir agora com as ferramentas e base de dados que estão ao nosso alcance, realizar análises de sensibilidade e revisão independente, propor estratégias para minimização dos impactos durante a fase inicial do projeto e garantir que estamos acompanhando outros países mais desenvolvidos que tratam desse assunto com alta prioridade.
Fique ligado para novas atualizações. Mais detalhes sobre o software eTool podem ser encontrados nos artigos abaixo:
Quais fontes de dados LCI ou eTool usa
Vantagens de usar EcoInvent em comparação com o banco de dados ICE e EPD
Metodologia de regionalização LCI padrão do eTool
Outras referências internacionais sobre Inventário de Ciclo de Vida:
Fórum de Liderança de Carbono – Linhas de Base de Materiais
Banco de Dados de Carbono de Edifícios RICS