Como a Análise de Ciclo de Vida (ACV) pode auxiliar projetos em busca da certificação LEED e em estratégias ESG?

12/05/2023 / Artigo escrito por Fernanda Machado

 

 

A Avaliação de Ciclo de Vida (ACV) é utilizada como ferramenta de projeto para entender os impactos ambientais relacionados a materiais e transporte, manutenção e fim da vida.
O objetivo deste artigo, desenvolvido em parceria com a Cerclos Link Externo, é mostrar como este estudo auxilia projetos a entender todas as emissões de acordo com a escolha de materiais utilizados durante a construção e seu impacto direto para a certificação LEED e estratégias ESG.

Qual a relação da ferramenta ao LEED?

 
 Seu principal objetivo é demonstrar os resultados através do comparativo entre o projeto inicial e o proposto, e identificar oportunidades de melhorias. Dessa forma, analisamos o desempenho ambiental do projeto durante todo o ciclo de vida, e calculamos a redução do Potencial de Aquecimento Global (GWP), que é o principal indicador de impacto, entre outros indicadores importantes apontados pela norma.
 

Dessa forma atendemos ao crédito Material and Resouces – Building Life-Cycle Impact Reduction – Option 4. Whole-Building Life-Cycle Assessment. A pontuação varia de acordo com o sistema de classificação LEED, sendo os mais comuns o New Construction (1-4 pontos) e Core & Shell (1-5 pontos).

Como a ferramenta auxilia no ESG?

A ferramenta também pode ser utilizada para quantificar as emissões de carbono referentes ao escopo 1, 2 e 3 do projeto de análise, com especial para o projeto detalhado do escopo 3 (Cadeia de Suprimentos) onde se encontram as maiores emissões de um projeto de edificação ou infraestrutura.

A utilização do ACV para quantificar emissões tem sido amplamente aplicada internacionalmente para o setor da construção civil devido à sua metodologia de captura de impactos através dos estágios de ciclo de vida.

Além de calcular as emissões para complementar os relatórios de sustentabilidade alinhados com as práticas de ESG, a ferramenta apresenta análises de onde estão os maiores impactos, possibilitando a simulação de melhorias para reduzi-los com o objetivo de atingir metas de descarbonização como Net Zero. Dessa forma os resultados podem ser utilizados para relatórios como GRI, GRESB, CDP e outros frameworks relacionados à divulgação das emissões de carbono.

Oportunidade para galpões logísticos

Galpões logísticos possuem uma boa oportunidade em relação à Análise de Ciclo de Vida (ACV) desenvolvida e já demonstrada que podem obter um ótimo desempenho ambiental em relação aos projetos iniciais, principalmente nas melhorias incluídas no projeto. Algumas dessas melhorias são:

• Fibra para o concreto do piso melhorando o aço
• Cimento CPIII com adição de escória no concreto
• Isolante térmico de fibra de vidro por meio da declaração ambiental de produto da Saint Gobain
• Cobertura de telhado metálico e aço dos vergalhões com alta quantidade de conteúdo reciclado

Caio Alencar, representante da Cerclos no Brasil, explica que essas melhorias, como as ações podem obter até 37% de redução das emissões quando comparadas com o projeto inicial e a prática atual de mercado: ”As melhorias de redução dos impactos são bastante significativas, e podem resultar em até 4 pontos para a certificação LEED”, diz.

Os resultados e modelos de ACV também são informações importantes para referência de desempenho para projetos futuros, e busca contínua de redução de impactos e eficiência de construção.

Veja aqui um bom exemplo de como a Análise de Ciclo de Vida (ACV) pode auxiliar na certificação LEED.

Benefícios da Análise de Ciclo de Vida (ACV)

• Fornecer aos clientes da Cushman & Wakefield uma plataforma de gestão de emissões para projetos e portfólio
• Ferramenta de inovação no mercado para construção civil e imobiliária
• Minimizar o risco de capital investido ao identificar estratégias de melhoria de projeto que possuam maior relevância na redução de impacto ambiental
• Garantir alta qualidade das informações e resultados através da metodologia de ACV, e fornecer evidências técnicas para relatórios de ESG e inventários de emissões.

Cushman & Wakefield e Cerclos, uma
parceria com a Cerclos visa trazer ainda mais expertise nossas para equipes de governança de Project Development Services (PDS) ao incluir o ACV em todos os projetos como parte da consultoria, certificação LEED e corporativa ESG .

Diego Batista, Coordenador de Projetos da Cushman & Wakefield, conta que todo o gerenciamento do processo de coleta de informações, documentos e acompanhamento mensal até a conclusão dos estudos da Análise do Ciclo de Vida é realizado pela Cushman & Wakefield.

Scroll to Top