INFRAESTRUTURA

A Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) é essencial para avaliar os impactos ambientais de projetos de infraestrutura ao longo de todo o seu ciclo de vida, promovendo tanto a inovação quanto o cumprimento das regulamentações emergentes. Através de uma análise detalhada das emissões de gases de efeito estufa, consumo de recursos e geração de resíduos, a ACV capacita as equipes a tomar decisões informadas que promovem a sustentabilidade e garantem o investimento nas áreas mais relevantes do projeto.

NOSSOS CLIENTES

“O Grupo RAC está comprometido com a descarbonização do setor da construção civil, focamos em minimizar o impacto do carbono incorporado em nossos projetos e em implementar estratégias eficazes para reduzir o carbono operacional.”

Júlia Basso – RAC 

“São integrações como esta que fornecem subsídios para tomadas de decisões estrategicamente sustentáveis. Rumo ao Green CapEx e Green OpEx “

Bruno Villaça – Reta Engenharia

“A integração BIM voltada para a orçamentação com a Avaliação de Ciclo de Vida (ACV) é uma abordagem inovadora e facilita o uso de bancos de composições de custos para gerar indicadores ambientais e incorporar os fatores de mudanças climáticas nas decisões de projeto.”

Lucas Fukuda – Arquiteto especialista em BIM – Reta Engenharia

PROJETOS REALIZADOS

Integração BIM e Avaliação de Ciclo de Vida, acesse o artigo clicando aqui

Gestão de Carbono em Infraestrutura de Loteamento Residencial, acesse o e-book clicando aqui

Inventário de carbono em Loteamentos Residenciais

Edifícios e infraestrutura contribuem com cerca de 39% das emissões globais de gases de efeito estufa, sendo 28% provenientes do uso de energia operacional e 11% do carbono incorporado. Implementar um ACV permite que as equipes identifiquem áreas de melhoria, otimizem a eficiência energética e escolham materiais de baixo carbono, resultando em reduções substanciais nas emissões.

Normas globais como a PAS 2080 destacam o papel crítico da gestão do carbono ao longo de toda a vida útil no ambiente construído, enfatizando a importância da metodologia ACV para empresas comprometidas com práticas sustentáveis.

Com ferramentas de ACV como o eTool, à medida que as organizações podem realizar avaliações detalhadas, obtenha insights sobre os impactos de carbono em diferentes cenários de projeto e aprimoramento de seus esforços de sustentabilidade. Essa abordagem fortalece a colaboração entre as partes interessadas e capacita as equipes a tomar decisões baseadas em dados que estão alinhados com os objetivos ambientais, moldando uma infraestrutura resiliente e sustentável. Além de produzir resultados em conformidade com normas internacionais que garantem transparência e qualidade.

Integração ACV e BIM Diante do desafio urgente de redução de emissões de carbono em projetos de grande porte, a construção civil está adotando uma abordagem integrada que combina a Modelagem da Informação da Construção (BIM) com estratégias de Green CapEx e Avaliação de Ciclo de Vida (ACV). Esses métodos possibilitam uma análise detalhada do impacto ambiental em todas as fases do projeto, desde a produção até o fim da vida, promovendo maior precisão e eficiência na gestão de carbono.

A metodologia BIM permite um mapeamento detalhado dos índices, otimizando o levantamento de quantitativos e erros. A integração da ACV, por sua vez, quantifica os impactos ambientais e aponta áreas para reduzir emissões, como o uso de concreto com baixo carbono, aço reciclado e eletrificação de equipamentos. Essa gestão eficiente de emissões beneficia o CapEx e contribui para a conformidade com os padrões ESG, além de responder à pressão regulatória e à demanda por práticas sustentáveis.

A construção de infraestrutura sustentável não só contribui para a mitigação das mudanças climáticas, mas também aumenta a eficiência energética, reduz os custos operacionais e fortalece a confiança corporativa.

Scroll to Top